CONSELHO ESTRATÉGICO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA (CEIE)

Fez um ano que foi publicado o despacho do Primeiro Ministro nº 9224/2011 que constituiu o «grupo de trabalho internacionalização e desenvolvimento». O relatório do grupo de trabalho, publicado em 19 de setembro, continha cinco consensos vertidos na Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2011, de 25 de outubro.

O primeiro desses consensos foi a criação do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia (CEIE), órgão presidido pelo Primeiro Ministro que tem por missão a avaliação das políticas públicas e das iniciativas privadas, e respectiva articulação, em matéria de internacionalização da economia portuguesa, da promoção e captação de investimento estrangeiro e de cooperação.

Já depois da primeira reunião, que teve lugar em 13 de fevereiro, a composição foi alargada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 35/2012, de 7 de março. A segunda reunião ocorreu a 13 de junho prevendo-se a terceira para 12 de setembro.

O CEIE inclui os Ministros de Estado (Finanças e Negócios Estrangeiros, MEF e MENE), Economia (MEE) e Agricultura (MAMAOT) além dos Presidentes da CIP, CTP, CCP, CAP, AEP e AIP e é secretariado pela AICEP.

O trabalho do CEIE é preparado por um grupo de onze representantes pessoais que também monitoriza a execução das suas decisões.

ROPM 25 de julho de 2012

left quote «O CEIE foi concebido como ponto de encontro privilegiado entre o Governo e as organizações empresariais, onde se abordarão reformas estruturais concebidas para apoiar a internacionalização da economia portuguesa. Assim se reforçará a competitividade do sector privado, impulsionando o crescimento económico. A reunião de hoje prova o compromisso deste Conselho em acelerar a execução das reformas necessárias para reforçar a competitividade internacional da nossa economia, instalando mecanismos capazes de financiar as empresas e de assegurar um crescimento sustentável das exportações. Os nossos representantes vão acompanhar de perto e avaliar o progresso dessas medidas, de modo a assegurar bons resultados antes da nossa próxima reunião dentro de poucos meses. Em particular, eles vão ajudar-nos a avaliar as reformas estruturais». right quote

2012-02-24, Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho
ÚLTIMAS 5 NOTÍCIAS RELACIONADAS