2015-09-23 às 17:56

ASSINATURA DOS CONTRATOS DE SUBCONCESSÃO DA CARRIS E METRO DE LISBOA

A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o Ministro da Economia, António Pires de Lima, presidiram à cerimónia de assinatura dos contratos para as subconcessões dos sistemas de transporte da Companhia Carris de Ferro de Lisboa, e do Metropolitano de Lisboa, com o proponente selecionado, Corporacion Española de Transporte (Grupo ADO Avanza).

Este processo contou com propostas de cinco concorrentes, o que revela o interesse dos investidores por Portugal e pelas subconcessões em causa, evidenciando ainda o elevado grau de competitividade deste processo. A proposta do Grupo ADO Avanza, representa poupanças quer para as empresas quer para o Estado de cerca de 215 milhões de euros ao longo do período dos contratos.

Foi ainda assinado pela Secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, e pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, um Memorando de Entendimento entre o Estado Português e o Grupo ADO Avanza. Através deste compromisso a empresa manifesta a intenção de investir nas subconcessões de serviços públicos de transporte de passageiros da Carris e do Metropolitano de Lisboa e passa também a usar Portugal como base para o desenvolvimento das suas atividades na Europa, entre outras medidas.

Cumpre ainda ressalvar que, nos termos dos cadernos de encargos, o Grupo ADO Avanza ficará responsável pelo investimento na renovação da frota da Carris e que os tarifários não poderão ter aumentos acima da inflação.

O Governo, através deste processo, cumpre mais um compromisso externo assumido pelo Estado Português, bem como o objetivo de promover uma maior eficiência na prestação dos serviços dos respetivos sistemas de transportes, permitindo, por um lado, reduzir os encargos do Estado e, por outro, assegurar a prestação das obrigações de serviço público, de acordo com elevados padrões de qualidade e segurança.

Tags: transportes