O Ministro da Economia, António Pires de Lima, congratulou-se hoje com o crescimento de 1,5% do PIB português no segundo trimestre deste ano. De acordo com os dados revelados esta manhã pelo Instituto Nacional de Estatística, a economia portuguesa cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4%.
António Pires de Lima destacou que «Portugal está a convergir com o padrão económica da Zona Euro».
O Ministro acrescentou que «não teríamos crescido 1,5% se o investimento não estivesse a recuperar com força. E hoje, em Portugal temos mais 226 mil pessoas a trabalhar do que no princípio de 2013».
O Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 1,5% no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação «idêntica à observada no primeiro trimestre».
O INE destaca «o contributo positivo da procura interna» que aumentou no segundo trimestre, «refletindo a aceleração do investimento (...) e, em menor grau, do consumo privado».
Relativamente ao primeiro trimestre deste ano, o PIB aumentou 0,4% entre abril e junho deste ano, uma variação também «idêntica à registada no primeiro trimestre», tendo-se verificado «um contributo positivo da procura interna, enquanto a procura externa líquida contribuiu negativamente».
No primeiro trimestre, a economia portuguesa aumentou 0,4% em cadeia e apresentou um crescimento homólogo de 1,5%, de acordo com os números divulgados pelo INE em maio e que não foram revistos hoje pelo INE.
Estas previsões estão em linha com as projeções dos analistas contactados pela Lusa, que antecipavam um crescimento homólogo de 1,5% e em cadeia de 0,5% no segundo trimestre deste ano.