A Comissão Europeia aprovou financiamentos de 195 milhões de euros para a Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa, a Plataforma Logística de Leixões, Via Navegável do Douro, e os corredores ferroviários entre Leixões-Aveiro-Coimbra e Vilar Formoso, e entre Sines e Caia, num total de 11 projetos, no domínio dos transportes e infraestruturas, no âmbito das Redes Transeuropeias de Transportes.
A aprovação, pela Comissão Europeia, deste conjunto de projetos apresentados por empresas portuguesas, públicas e privadas, individualmente ou em consórcio, representa uma oportunidade para Portugal e para o desenvolvimento das nossas infraestruturas de transportes.
Entre o financiamento de estudos e obras de infraestruturas rodoviárias, logísticas e portuárias, salienta-se o financiamento da Plataforma Logística de Leixões, da Via Navegável do Douro, da Plataforma Multimodal do Porto de Lisboa e os montantes alocados aos corredores ferroviários entre Sines e Caia e entre Leixões-Aveiro-Coimbra e Vilar Formoso.
Para além dos referidos projetos foram também aprovadas iniciativas no âmbito das Autoestradas do Mar, em especial a promoção do uso de Gás Natural Liquefeito como combustível para os navios que escalam os nossos portos. A Janela Única Logística foi outro projeto a merecer apoio financeiro por parte da Comissão Europeia.
A qualidade e mérito das propostas apresentadas ao Connecting Europe Facility Geral (mecanismo de apoio ao qual concorrem todos os países da União Europeia) levou a que um país que represente 1,3% do PIB da UE tivesse merecido 2,7% do total de apoios desta fase de candidatura.
O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, congratulou as candidaturas apresentadas por Portugal, salientando que «o Governo português fez o seu trabalho de casa, a tempo e horas, desde o momento em que convidou a economia real a participar no Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, até à aprovação do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+), depois de uma longa e produtiva discussão pública».
O Secretário de Estado referiu ainda «que os projetos agora aprovados pela CE são transversais a todo o País, de Norte a Sul, do litoral ao interior, demonstrando também que a estratégia seguida na ferrovia e que o acerto de estratégias comuns com Espanha e França, relativamente à migração da bitola ibérica para a bitola europeia foi uma estratégia acertada».