2015-05-15 às 16:42

TURÍSMO CRESCE 11,5% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015

De acordo com os dados do INE sobre a atividade turística, os estabelecimentos hoteleiros portugueses atingiram mais de 7 milhões de dormidas entre janeiro e março deste ano. No total, os proveitos da hotelaria crescem 15% para 330 milhões de euros no primeiro trimestre, perante um aumento de 13% do rendimento médio por quarto disponível (RevPAR).

Ainda em termos acumulados, todas as regiões observaram crescimentos no número de dormidas. Destacam-se sobretudo os Açores (+23,8%) antes da liberalização do tráfego aéreo entre a região e o Continente, ocorrida no final do mês de março, e o Centro (18,6%). No entanto, regiões como o Norte (+16,2%), o Alentejo (+16,6) e a Área Metropolitana de Lisboa (+15,8%) também registaram acréscimos no número de dormidas.

Entre os principais mercados, registou-se um aumento do número de dormidas de turistas espanhóis e franceses (+20%), destacando-se ainda incrementos em mercados como a Itália (+37%) e a Bélgica (28%). Comparando com a atividade turística de Espanha, em 2015, Portugal continua a crescer o triplo de Espanha em termos de dormidas totais, o dobro em dormidas de residentes, e 30 vezes mais em dormidas de estrangeiros.

Relativamente à variação homóloga referente a março de 2015, a hotelaria nacional registou mais de três milhões de dormidas (+11,5%), onde se destaca o aumento das dormidas de turistas nacionais (17,9%) e o aumento de 9% das dormidas de turistas internacionais. O INE refere que esta evolução beneficiou do efeito do calendário associado às férias escolares da Páscoa, que se iniciaram na segunda quinzena daquele mês.

Os proveitos totais da hotelaria cresceram ainda 14% em março, taxa superior ao crescimento global das dormidas (+11,5%). Por fim, e ao nível da rentabilidade, salienta-se o aumento do RevPAR (+11,3%) para um rendimento médio de 23,9 euros, mantendo a tendência de crescimento do ano passado.

Tags: turismo, crescimento

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close