2015-04-28 às 09:37

«A POLÓNIA É UM CLIENTE MUITO IMPORTANTE DE PORTUGAL»

«A Polónia é um cliente muito importante de Portugal», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, acrescentando que Portugal «exportou 550 milhões de euros para a Polónia no ano passado, tendo uma balança comercial ligeiramente positiva». Estas declarações foram feitas à agência Lusa, na véspera de uma viagem oficial de dois dias à Polónia, que incluirá visitas a empresas portuguesas.

Sublinhando que «é importante que este esforço de progressão das nossas exportações, que cresceram praticamente 50% de 2009 para 2014, possa ter continuidade», o Ministro acrescentou: «Este é claramente um mercado onde as empresas portuguesas, se tiverem ambição e souberem trabalhar usando como referência estes casos a que vamos dar visibilidade nesta viagem à Polónia, pode valer mais de mil milhões de euros dentro de quatro ou cinco anos».

«A Polónia é mais um país que fica na geografia dos nossos investimentos e que é importante também atrair, em termos de investimento para Portugal», referiu ainda António Pires de Lima.

Explicando que a delegação que lidera «vai associar-se ao 20.º aniversário do Eurocash, que é maior grupo de cash & carry na Polónia, fundado pelo empresário português Luís Amaral», o Ministro referiu que «esta empresa tem tido um percurso que é uma referência para muitos outros portugueses, que começaram praticamente do zero há 20 anos, e que - além de estar a ter muito sucesso no negócio da distribuição na Polónia - tem vindo a investir em Portugal».

«Quero, obviamente, convencer mais empresários portugueses de sucesso no mundo a investir em Portugal no momento atual», acrescentou António Pires de Lima, que visitará ainda «o negócio do grupo Jerónimo Martins na Polónia, através da Biedronka, principal geografia - em termos de dimensão - para o grupo português».

Da agenda consta também a visita a outros investimentos portugueses na Polónia, como a Colquímica, além de um jantar com empresários portugueses e empresas com presença no mercado polaco.

Em 2014, as exportações portuguesas para a Polónia ascenderam a 465,5 milhões de euros - mais 9,7% do que em 2013, e as importações cresceram 8,9%, para 526,9 milhões de euros. Nos dois primeiros meses de 2015, as exportações de bens de Portugal para a Polónia subiram 14%, face ao período homólogo de 2014, para 88,9 milhões de euros.; as importações cresceram 17,9%, para 93,8 milhões de euros.

A Polónia é o 15.º cliente de Portugal e o seu 19.º fornecedor, enquanto Portugal é o 33.º cliente da Polónia e o seu 38.º fornecedor.

Tags: exportação, empresas, investimento

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close