Balança comercial, 14 abril 2015
 
2015-04-14 às 15:31

«É IMPORTANTE ENCONTRAR MAIOR EQUILÍBRIO NA RELAÇÃO COMERCIAL COM ESPANHA»

O Ministro da Economia afirmou a importância de aumentar as exportações para Espanha referindo que «o superavite que Portugal tem nas suas contas externas com Inglaterra e França, somado, é equivalente ao défice das contas externas com Espanha». António Pires de Lima, que intervinha num fórum empresarial em Sevilha, acrescentou que «é um objetivo importante encontrar maior equilíbrio na relação comercial com Espanha».

Para isto, Portugal precisa de «estimular a presença de empresas portuguesas em Espanha, de empresas a exportar para Espanha», nomeadamente para a comunidade autónoma de Andaluzia, «que só vale ainda 7% a 8%» das exportações portuguesas para Espanha, acrescentou o Ministro.

Este é um objetivo já com muitas décadas mas, tal como o défice comercial português existiu durante muitas décadas e se transformou em excedente nos últimos dois anos, tendo Portugal passado a exportar mais bens e serviços do que importa, também «é importante encontrar maior equilíbrio nas relações comerciais entre Portugal e Espanha, porque isso ajudará a aumentar o superavite das contas de uma forma muito expressiva».

Pires de Lima afirmou que o défice comercial com Espanha (como com a Andaluzia) deve «ser corrigido com exemplos como o da Sovena», cuja fábrica em Sevilha visitou. A Sovena é o segundo maior produtor mundial de azeite.

«Uma empresa que faturava pouco mais de 200 milhões de euros, 80% dos quais em Portugal em 2001/2002, cresceu seis vezes e hoje fatura mais de 1200 milhões de euros, 80% dos quais fora de Portugal, com centros de produção, olivais, largares, fábricas excelentes em Portugal, mas também em Espanha, na Tunísia e nos Estados Unidos, exportando para mais de 70 países», referiu o Ministro.

Segundo dados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Espanha é o mais importante parceiro comercial de Portugal na troca de bens, ocupando o primeiro lugar como destino das exportações e das importações; Espanha é também o primeiro investidor direto. Já Portugal é o terceiro cliente e o oitavo fornecedor do mercado espanhol.

No que respeita à Andaluzia, de acordo com o Ministério da Economia e Competitividade de Espanha, as exportações desta autonomia para Portugal aumentaram 4,4% em 2014, para 2064 milhões de euros, enquanto as importações de Portugal subiram 4,8%, para 911 milhões de euros, face ao ano anterior. A Andaluzia foi a quinta comunidade autónoma espanhola cliente de Portugal (9,1% do total das compras de Espanha a Portugal) e a quarta comunidade fornecedora (11,5% do total das vendas). Portugal é o quarto cliente da Andaluzia (7,8% das compras de Espanha a Portugal) e o sétimo fornecedor (3% do total das vendas).

Tags: exportação, espanha, balança comercial

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close