O Secretário de Estado do Turismo chamou a atenção dos empresários do setor turístico para que «mais de 40% dos fundos comunitários são destinados à competitividade e à internacionalização, duas vertentes em que o turismo está bastante presente», durante uma sessão informativa sobre mecanismos de financiamento para o setor turístico, no âmbito do Portugal 2020, em Évora. Adolfo Mesquita Nunes acrescentou que «são boas notícias para os empresários», pois «há muito partido a tirar» destes apoios.
O Secretário de Estado disse também que é necessário «olhar para os fundos não apenas na vertente tradicional, de os utilizar na construção de equipamentos hoteleiros», mas numa lógica de «competitividade, internacionalização e promoção das empresas e do destino».
«O nosso objetivo foi que este quadro pudesse dar resposta aos desafios atuais dos destinos turísticos, que é como é que se criam produtos novos e inovadores, como é que as empresas têm mais rentabilidade e conseguem oferecer melhor serviço por menos custos», acrescentou Adolfo Mesquita Nunes, que também recordou que «as regiões menos desenvolvidas do País vão receber 93% dos cerca de 21 mil milhões de euros» do Portugal 2020.