O Ministro da Economia afirmou que «o desenvolvimento do porto de Lisboa é hoje, felizmente, alvo de um razoável compromisso, que foi conseguido ao longo dos últimos dois anos». António Pires de Lima acrescentou que há «um consenso para estudar a possibilidade de desenvolver o terminal do Barreiro, recuperando para o Barreiro e para Seixal uma centralidade logística mas também industrial, que fazem parte da sua história e tradição», estudos que vão ser agora candidatados ao mecanismo Interligar a Europa.
Este projeto inclui a possibilidade de construção de um novo terminal de contentores do porto de Lisboa no Barreiro, se houver investidores privados interessados e que o Tejo volte a ser navegável até Alenquer em 2020.
Na apresentação do projeto de reordenamento da plataforma multimodal do porto de Lisboa, o Ministro afirmou que as candidaturas para os estudos, já apresentadas à Comissão Europeia no âmbito do Interligar a Europa, «visam recentrar a actividade económica no Tejo», beneficiando os 11 concelhos da região e as empresas instaladas nas suas margens como a Siderurgia Nacional ou a Cimpor, assim como novos operadores logísticos.
«Sinto-me orgulhoso de termos estabelecido as pontes com os presidentes das Câmaras de Lisboa, Barreiro, Seixal, com todos os responsáveis autárquicos e com Administração do Porto de Lisboa e no final apresentarmos uma decisão que serve a região, que serve o País, que não é contra ninguém», afirmou Pires de Lima, acrescentando que «sabemos que será assumida independentemente do Ministro, do Secretário de Estado que estiver a representar o Governo».