«Portugal está a viver uma situação de credibilidade e de confiança», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, acrescentando que «o País está a assistir a sinais consistentes de recuperação, que se refletem também na vitalidade e dinamismo do mercado de capitais». Estas declarações foram feitas na entrega dos prémios Euronext, em Lisboa.
Sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que a taxa de desemprego em Portugal foi de 13,4% em dezembro de 2014, contra 15,2% registada em dezembro de 2013, o Ministro referiu: «À evolução positiva da atividade económica tem correspondido uma gradual, mas consistente, redução do desemprego. Os dados vêm confirmar esta tendência, estando neste momento registados menos 100 mil desempregados do quem em dezembro de 2013».
«Isto veio contrariar aqueles que se opõem a quem constrói riqueza em Portugal e vivem mergulhados numa onda depressiva permanente. Essa onda depressiva, apesar de algumas adversidades que fomos conhecendo em 2014, não tem adesão à realidade, não tem relação direta com o momento económico que estamos a viver, que é um momento positivo que nos afasta dos cenários mais pessimistas que alguns traçaram para o País», afirmou ainda.
António Pires de Lima acrescentou que «2015 será um ano marcado no mercado de capitais português por notícias positivas, correspondendo à boa evolução da economia, por notícias que inspirem mais confiança junto dos investidores e, se possível, notícias de ofertas de mercado de capitais de pequenas e médias empresas, através do apoio de instrumentos que entretanto foram sendo criados».
«É muito importante que o mercado de capitais possa ser uma plataforma de capitalização das empresas, não só para as maiores, mas também para as de menor dimensão», concluiu.