Ministro da Economia, António Pires de Lima
 
2015-01-23 às 10:01

«É MUITO IMPORTANTE QUE EXISTA UM INVESTIDOR QUE APOSTA 7,4 MIL MILHÕES DE EUROS NUMA EMPRESA PORTUGUESA»

«Acho muito importante para Portugal que exista um investidor que aposta 7,4 mil milhões de euros numa empresa portuguesa seis ou sete meses depois de termos saído do programa de assistência financeira», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, acerca da decisão da assembleia geral da Portugal Telecom SGPS de vender a PT Portugal a uma multinacional de telecomunicações e serviços por cabo.

O MInistro, que fez esta declaração na Suíça, onde participa no Fórum Económico Mundial, acrescentou que «Portugal precisa de investimento e é muito importante destacar e saudar o facto de um investidor francês investir numa empresa portuguesa, e em Portugal, neste momento, 7,4 mil milhões de euros».

Pires de Lima disse também que espera «que a PT Portugal encontre nestes investidores franceses um acionista estável e com capital para desenvolver a empresa, aquilo que precisamente a empresa não teve nos últimos anos, e que corresponda a um virar de página», uma vez que «quem investe assim em Portugal, seguramente tem uma preocupação grande em valorizar o seu investimento e em desenvolver a empresa que acabou de adquirir».

O Ministro recordou que desejara que esta assembleia geral se realizasse, tendo mostrado a sua «atenção e preocupação com as consequências que toda esta indefinição acionista tinha ou poderia ter na PT Portugal, que é uma empresa muito relevante para a nossa economia e que emprega diretamente 10 mil pessoas».

Acerca da sua participação no Fórum Económico Mundial, Pires de Lima afirmou que «o clima relativamente a Portugal é de muita confiança e respeito, por tudo aquilo que os portugueses conseguiram fazer ao longo dos últimos anos». «Eu estive em Davos há um ano e ainda havia algumas dúvidas relativamente à capacidade de Portugal sair do programa cautelar, do crescimento da nossa economia».

«Hoje, há um enorme respeito e confiança no caminho que Portugal está a fazer, na capacidade que o país, em circunstâncias extremamente adversas e difíceis, fazer o caminho que fez em coesão social», e «isso é um argumento para convencer investidores a apostarem em Portugal muito importante, a estabilidade política, a maturidade do País e dos portugueses - é um argumento muito forte», sublinhou.

O Ministro referiu também que «Portugal está claramente colado ao caso de sucesso irlandês: É um país que está a recuperar, e eu creio que há sinais crescentes, felizmente, de confiança e capacidade de atrair investimento».

Tags: investimento, telecomunicações

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close