«2014 foi o melhor ano de sempre do turismo em Portugal, com crescimentos superiores a 10% face ao anterior ano recorde, quer se considere o número de dormidas, o número de hóspedes ou os proveitos da hotelaria», afirmou o Secretário de Estado do Turismo numa declaração à Agência Lusa, a propósito dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística. Adolfo Mesquita Nunes acrescentou que estes números «confirmam que estamos a crescer mais do triplo de Espanha em termos de dormidas».
O Secretário de Estado afirmou que, sendo evidente que «nenhum destino turístico se constrói em três anos», estes resultados demonstram que «há muita gente a fazer muita coisa muito bem feita há muitos anos, das empresas aos seus trabalhadores, das escolas de hotelaria aos seus alunos, das regiões e autarquias às suas populações, dos vários governos, deste e do anterior».
«Se tiver de escolher um responsável, um protagonista, seria o setor privado, individualmente ou nas agências de promoção turística, que, com empenho, capacidade de empreender e de inovar, dão cartas no turismo mundial», disse ainda Adolfo Mesquita Nunes.