Exportações, 19 novembro 2014
 
2014-11-19 às 12:54

«PME TÊM DE MUDAR ESTRATÉGIA PARA AGARRAREM NOVOS MERCADOS INTERNACIONAIS»

«As empresas portuguesas, em particular as de pequena e média dimensão (PME), têm de complementar a oferta de crédito bancário com instrumentos de capitalização, para terem estruturas de capitais mais equilibradas para agarrarem novos mercados internacionais», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, no fórum Portugal Exportar 2014, em Lisboa.

Acrescentando que «creio que o movimento gradual de recuperação do crescimento das exportações poderá ter continuidade ao longo de 2015», o Ministro lembrou: «Há nove anos, talvez há menos, tínhamos as empresas demasiado focadas no mercado doméstico, e muitas vezes em setores não transacionáveis. Hoje, as PME que operam em Portugal mudaram a sua cultura e têm as suas prioridades quase sempre voltadas para os mercados externos».

«As PME portuguesas estão a fazer do mundo a sua casa», e o aumento das exportações é prova disto: «As exportações registaram uma evolução muito positiva e, atualmente, representam 42% da riqueza que é criada em Portugal», referiu António Pires de Lima.

Para a expansão das PME se manter, é preciso «ajudar as empresas a dotarem-se de estruturas de capitais equilibradas, o que poderá passar pela nova instituição financeira desenvolvimento, mais conhecida como banco de fomento, que está a dar os primeiros passos, mas que pode jogar um papel diferenciador», concluiu.

Tags: economia, exportação, crescimento, empresas, banca

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close