Transportes, 22 outubro 2014
 
2014-10-22 às 15:18

«MEDITERRÂNEO OCIDENTAL É A REGIÃO DO GLOBO ONDE PORTUGAL MAIS TEM APOSTADO NA DIPLOMACIA POLÍTICA, ECONÓMICA E COMERCIAL»

«O Mediterrâneo Ocidental é a região do globo onde Portugal mais tem apostado na diplomacia política, económica e comercial», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, à saída da Conferência de Ministros dos Transportes do Mediterrâneo Ocidental, em Lisboa. Nesta conferência, Portugal assumiu a preseidência do GMTO 5+5 para o período 2014-2016.

Sublinhando que «as exportações para estes países do continente africano passaram de 576 milhões de euros em 2009 para 1502 milhões em 2013», o Ministro referiu ainda: «Com as importações a manterem-se em torno dos 680 milhões de euros, o saldo da balança comercial com este grupo de países passou de menos 111 milhões de euros para um superavit comercial de 825 milhões».

«Estes números são o resultado da aposta da política portuguesa, da diplomacia económica e da abertura que países amigos têm mostrado para as propostas de valor das empresas portuguesas», acrescentou António Pires de Lima.

O Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, referiu as prioridades da presidência deste grupo de 10 países - Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Marrocos, Mauritânia, Portugal e Tunísia -, que Portugal assumiu até 2016:

«Além das questões ligadas ao financiamento de projetos como a autoestrada no Magrebe e da rede intermodal  de infraestruturas de transportes do Mediterrâneo Ocidental, Portugal está disponível para partilhar o seu conhecimento relativamente aos riscos de conceção, construção e concessão de autoestradas, assim como a sua experiência de cobrança electrónica de portagens».

E acrescentou: «Também na ferrovia, e além da gestão de riscos, o País partilhará a sua experiência na área da sinalização e comunicação, através da Refer Telecom. O mesmo acontecerá nas áreas dos portos e logística, com a janela única».

«Na Argélia, há a intenção de potenciar a presença de empresas portuguesas. Além de grupos de construção, como a Teixeira Duarte e a Martifer, que já estão presentes no mercado argelino, há a expectativa de aprofundar a presença de empresas públicas da área dos transportes, como a Ferconsult e a Refer Engineering, que têm prestado consultoria na ferrovia a metro na Argélia», afirmou Sérgio Monteiro.

Tags: diplomacia económica, magrebe, transportes, exportação

ESTATÍSTICAS

  20150522 Me Desempenho Turismo

O MINISTÉRIO E OS MEMORANDOS

Principais objetivos
 
  • Realização de um conjunto de reformas...
  • Rever o enquadramento jurídico da...
  • No domínio dos transportes e...
  • No domínio das Telecomunicações e...
  • Rever a Estratégia Nacional de Energia,...
Ver todos  
   

 

Close