O turismo em Portugal está «a crescer acima da média da Europa,
da Europa mediterrânica e do mundo» afirmou o Secretário de Estado
do Turismo acerca dos números da atividade turística de abril
divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Adolfo
Mesquita Nunes acrescentou que «estamos a ganhar quota de mercado
de forma substancial» apontando como exemplo Espanha, que em abril
teve um crescimento de 15,9% das dormidas, enquanto Portugal teve
um crescimento de de 25,4%.
Referindo que os primeiros quatro meses do ano foram «muito
melhores» do que o já «muito positivo ano de 2013», o Secretário de
Estado apontou o «efeito muito positivo» da Páscoa, que teve «taxas
e valores recorde, mesmo quando comparados com anos em que a Páscoa
calhou em abril, como em 2009, 2010, 2011 ou 2012».
«Foi a melhor Páscoa dos últimos anos para o turismo em Portugal
e comprova que a nossa aposta de promoção via meios de comunicação
social, via online, via redes sociais e via companhias aéreas e
operadores turísticos é mais eficaz do que as antigas promoções
institucionais que se faziam e a que, hoje, os turistas pouco ou
nada ligam», afirmou.
«60% do impacto da nossa campanha foi obtido, precisamente, nos
três principais mercados externos objeto da campanha, que foram
Espanha (27%), Reino Unido (22%) e Alemanha (11%)», e «também houve
uma subida muito significativa» de 36,9% das dormidas de
portugueses em abril, relativamente ao mesmo mês do ano
passado.
Nos quatro primeiros meses - em que «o efeito da Páscoa é já
completamente eliminado» -, a hotelaria portuguesa registou
crescimentos homólogos de 11% nas dormidas e nos hóspedes, de 10,2%
nos proveitos globais e de 10,9% nos proveitos de aposento,
enquanto o rendimento por quarto cresceu 8,3% face a 2013, que
havia já sido «um ano de recordes».
«O rendimento disponível por quarto está a subir e muito mais do
que o crescimento da taxa de ocupação, o que significa que os
preços estão a subir muito mais do que a procura», confirmando a
inversão da tendência oposta que se verificou até 2013, disse.
O Secretário de Estado afimrou que «todas as regiões do País
estão a crescer, mesmo regiões que em nada se comparam com destinos
da Primavera Árabe», registando-se bons resultados «nos principais
mercados emissores de Portugal» e uma crescente diversificação dos
mercados emissores de turistas.