«O turismo e a restauração criaram, por si só, em termos
líquidos, 25 000 postos de trabalho no último ano», afirmou o
Ministro da Economia, António Pires de Lima, no lançamento da
nova estratégia de comunicação digital do Turismo em Portugal, que
decorreu em Lisboa.
Pires de Lima referiu que no momento em que cada vez mais a
«nossa economia dá sinais de retoma», os resultados que o
setor tem vindo a alcançar «são mais um motivo de esperança e
confiança para a sustentabilidade da nossa autonomia económica e
financeira».
Os dados revelam também «a resiliência das empresas portuguesas
e o mérito dos empresários, e um contributo expressivo para a
quebra do desemprego, que ainda se mantém a níveis preocupantes»,
lembrou o Ministro.
Pires de Lima mostrou-se confiante que o turismo «seguramente
continuará a ser um campeão da economia nacional» com base na
analise dos números do primeiro trimestre de 2014, que continuam a
dar «motivos pata acreditar e muito» no sector.
De acordo com os dados do primeiro trimestre, as dormidas
cresceram 4%, os hóspedes 6%, e os proveitos de aposento na
hotelaria cresceram 5,9%. Estes números, em particular os
proveitos, são superiores aos do mesmo período de 2013, «o melhor
de sempre».
Todos estes dados demonstram «três realidades»: a primeira é que
Portugal é «um ótimo destino turístico»; que o setor privado do
turismo «é dinâmico e competitivo»; e que as alterações feitas «na
promoção do destino estão a ter resultados».
Pires de Lima destacou «a aposta forte nos meios online e nas
tecnologias», fazendo desta forma as campanhas, o novo sitio
visitportugal, aplicações para smartphones e
tablets, plataformas de atendimento, mapas interativos, informação
cartográfica, entre outros, opções que permitem «com muito menos
fazer muito mais, chegar mais longe, ter um relacionamento mais
personalizado, moderno e em tempo real e ter uma relação de
proximidade e de confiança com os turistas».