Ano do Design Português, 26 maio 2014
 
2014-05-26 às 13:39

ECONOMIA E CULTURA PROMOVEM DESIGN COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS

«É muito relevante a parceria entre a cultura e a economia para promover o design como um fator imprescindível e fundamental para a capacitação das empresas portuguesas», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, na apresentação pública do Ano do Design Português, em Lisboa, onde esteve também o Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.

Acrescentando que «o design deve ser integrado nos serviços e na indústria para dar mais valor acrescentado à economia, vencendo o desafio da produtividade» das empresas, o Ministro sublinhou ainda: «É mais importante usar o design numa estratégia de produto e de serviço das empresas do que pôr as pessoas do setor privado a trabalhar mais horas».

O Secretário de Estado da Cultura referiu que, ao contrário do que sucedeu em 2013, com a arquitetura, «o ano dedicado ao design não se limitará à promoção do setor nacional no estrangeiro, mas contará com projetos nacionais». Com 200 mil euros de orçamento para este projeto, Jorge Barreto Xavier afirmou ainda: «Espero que este investimento não se esgote neste montante, mas que se construam outras parcerias».

No âmbito do Ano Português do Design serão criados dois prémios, um para a área de equipamento e de produto, outro para o design gráfico e de comunicação. As distinções terão o nome de duas figuras de destaque nesta área: Daciano da Costa e Sebastião Rodrigues.

A decorrer entre junho de 2014 e maio de 2015, o Ano Português do Design terá como principais projetos a criação de um livro com propostas de projetos para seis regiões do País e a criação de um site (www.designportugues.org) para recolher informação sobre as iniciativas, que estará ativo a partir de dia 1 de julho.

Tags: cultura, crescimento, empresas, indústria, serviços

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