O Turismo de Portugal vai apostar especificamente no mercado
alemão durante o ano de 2014, uma vez que é um dos países que
revela maior potencial de crescimento.
A estratégia de promoção assenta em quatro eixos principais:
- Acessibilidades - através de parcerias com companhias
aéreas;
- Trade marketing - através de campanhas conjuntas com operadores
turísticos;
- Conhecimento da oferta - através de ações de formação com
agentes de viagens;
- Comunicação digital - através de campanhas online para os
consumidores.
Estes eixos são concretizados da seguinte forma:
- Apoio ao desenvolvimento das operações aérea e turística, para
além das já existentes (atualmente, há ligações aéreas de diversas
cidades alemãs para vários destinos em Portugal, com oferta de voos
regulares, low cost e charter).
Ao todo, são cerca de mais 52 mil lugares da Alemanha para
Portugal, em parceria com operadores alemães que irão fazer
promoções adicionais para escoar esta oferta, criando uma pressão
promocional do destino Portugal no seu mercado interno. Isto terá
um impacto espectável também nos restantes canais de distribuição,
incluindo os canais diretos. Serão também promovidas campanhas de
operadores turísticos e companhias aéreas, adaptadas às realidades
e necessidades regionais.
- Feiras/workshops/seminários de vendas:
Feiras ITB e IMEX: 115 empresas inscritas (+ 17% do que em
2013);
Workshops entre os mercados português e alemão. Estão agendados
em Essen, Frankfurt, Estugarda, Munique, Colónia e Hanover (mais
três cidades do que em 2013), tendo sido aceites 162 inscrições de
empresas (mais do dobro das 75 verificadas em 2013);
Seminários de formação agendados em 20 cidades (mais duas do que
em 2013), onde se esperam cerca de 600 agentes de viagem alemães
(+15% do que em 2013).
- Viagens para a imprensa/Artigos de imprensa:
Serão feitas 31 viagens para a imprensa, com um total de 63
jornalistas convidados a visitar Portugal para poderem conhecer o
destino e avaliar a sua qualidade e diversidade. Uma média superior
a duas viagens para a imprensa por mês, garantindo artigos na
imprensa alemã sobre Portugal ao longo de todo o ano e, em
especial, nas alturas de decisão do destino de férias.
- Campanha de publicidade online:
Está em curso uma campanha online no mercado alemão, com uma
vaga de fevereiro a maio, e outras duas após o verão, para a época
média e baixa de 2014/2015. Os meios serão o google search, o
google display network, o youtube, o facebook e o website gmx.de. A campanha
tem como objetivo garantir que Portugal aparece nos motores de
busca e que aparece em lugar de destaque. Daí este investimento. Na
sequência de uma campanha idêntica em 2013, registaram-se 344 mil
visitantes no visitportugal.com originários da Alemanha, ou
seja, um aumento de 244% face a 2012.
- Portugal Day em Hamburgo (6 a 8 de junho):
Estão previstos um conjunto de eventos nas áreas institucional/
política, turismo, social, cultural e da diáspora portuguesa, bem
como um programa de animação aberto a toda a comunidade local.
Organizada pela Embaixada de Portugal em Berlim, esta iniciativa é
apoiada por entidades públicas e privadas alemãs, em particular,
pelo estado de Hamburgo, e portuguesas, onde se inclui o Turismo de
Portugal.
Sobre esta estratégia, o Secretário de Estado do Turismo, Adolfo
Mesquita Nunes, afirmou que «a Alemanha é um dos países em que mais
podemos crescer, em que ainda temos muito para trabalhar, pelo que
seria impensável não ter uma estratégia focada e especializada
neste mercado». Assim, acrescentou, «é isto que temos em 2014, ou
seja, uma campanha assente em quatro eixos principais».
O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de
Figueiredo, referiu: «Acreditamos muito no potencial do mercado
alemão e na estratégia que adotámos. Apesar dos números recorde de
hóspedes, dormidas e receitas obtidos em 2013, a nossa quota de
mercado na Alemanha é ainda a mais baixa entre os países que estão
a três horas - ou menos - de voo de Portugal. Por isto, acreditamos
que vamos manter a trajetória de crescimento».