Promoção de produtos de cortiça, 25 fevereiro 2014
 
2014-02-25 às 15:04

7,3 MILHÕES DE EUROS PARA PROMOVER PRODUTOS DE CORTIÇA NO ESTRANGEIRO

«A campanha visa dar continuidade ao excelente trabalho de promoção e valorização internacional da cortiça e produtos a ela associados, como ex-líbris da nossa produção nacional», afirmou o Ministro da Economia, António Pires de Lima, na apresentação do projeto InterCork II, na Feira.

Acrescentando que este projeto tem ainda como meta «reforçar, em novos mercados, a imagem da rolha natural e dos materiais de construção e decoração no mesmo material», o Ministro sublinhou que «o Governo vai alocar 7,3 milhões de euros a esta promoção».

«Esta constitui uma parceria privado-pública virtuosa», referiu António Pires de Lima, lembrando que «é já a sexta campanha de comunicação desenvolvida pelo setor da cortiça desde os anos 90», o que «reflete a forma admirável como se tem reinventado este negócio, com uma atitude empreendedora numa área tradicional».

Aliás, ressalvou o Ministro, «é graças a esta atitude de inconformismo e procura de valorização permanente que a cortiça é hoje percecionada como um produto de muito maior valor acrescentado do que acontecia no passado».

António Pires de Lima afirmou também que «este setor tem registado um crescimento médio de quase 5% ao ano, entre 2009 e 2013, e a fileira da cortiça tem contribuído para sustentar o bom resultado global das exportações portuguesas constituindo, por isso, um exemplo daquilo que o Governo está a tentar incentivar a economia e o setor industrial a fazer».

«Pela primeira vez, em 70 anos, a diferença entre a exportação de bens e serviços e as importações resultou num saldo positivo para o País, de 104%, pelo que este e outros sinais positivos têm de referidos», acrescentou, até porque «a confiança também tem um valor na economia, e não é pequeno. Sem confiança não se consegue construir nem crescer», sublinhou o Ministro.

A InterCork II é uma campanha financiada em 80% pelo programa operacional temático sobre fatores de competitividade (Compete), e em 20% pela associação portuguesa da cortiça.

Tags: economia, internacionalização, crescimento, empresas, investimento, parcerias, fundos europeus

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