Teresa Anjinho
Secretária de Estado da Justiça
Teresa Anjinho nasceu em Coimbra, em 1974.
Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em 1997. Mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Pádua, Itália (1998), no mesmo ano ingressou e concluiu um Curso em Direito Criminal Europeu pela Universidade de Maastrich, Departamento de Direito Internacional e Centro de Direitos Humanos. É Doutoranda em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.
Deputada da Assembleia da República em 2011-2015, eleita pelo círculo eleitoral de Aveiro, exerceu as funções de membro efetivo na Primeira Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Sub‑comissão da Igualdade, Comissão Eventual de Acompanhamento do Programa de Assistência Financeira a Portugal e Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES. Foi membro do Grupo Português para a População e Desenvolvimento e Conselheira do Conselho dos Julgados de Paz.
Exerceu funções de docente convidada na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2006-2008), no Instituto Ius Gentium da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (desde 2009) e na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2009-2011). Publicou diversos artigos científicos na área dos direitos humanos e, em particular, do direito da igualdade.
Foi técnica superior no Ministério dos Negócios Estrangeiros no Núcleo dos Balcãs da Direção-Geral de Política Externa durante Presidência da União Europeia (2000). Efetuou o estágio da Comissão Europeia na Direção-Geral de Relações Externas (1999) e do Parlamento Europeu na Comissão das Liberdades Fundamentais, Sub‑Comissão dos direitos humanos (1998).
É observadora eleitoral, com missões desempenhadas ao serviço da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Investigadora do Centro de Investigação CEDIS e do Centro de Investigação Antígona, Clínica de Direito da Igualdade e da Discriminação, ambos da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.