20141020 msess adocao
 
2015-08-05 às 13:30

A DESCIDA DE TAXA DE DESEMPREGO É UM «SINAL DE CONFIANÇA E ESPERANÇA»

O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, considerou que os números do desemprego hoje divulgados são um «sinal de confiança e de esperança» para quem ainda está sem trabalho.

O Ministro, que proferiu estas declarações após a assinatura do protocolo com Gabinete de Inserção Profissional de Faro da UGT, acrescentou que a descida da taxa de desemprego para 11,9% no segundo trimestre é uma «boa notícia», porque «há mais 226 mil postos de trabalho do que no início de 2013, que foi o pico da crise».

«Portugal deu a volta» e tem agora uma taxa de desemprego inferior à de 2011, ou seja, uma taxa «que pela primeira vez está muito próxima da taxa de desemprego da média da zona euro», afirmou.
Pedro Mota Soares realçou que «a tendência de desemprego é de descida, e isso é francamente positivo. Sabemos que é com mais confiança que temos mais investimento, com mais investimento que temos mais economia e com mais economia que temos mais emprego».
O Ministro afirmou ainda compreender as declarações da Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Estatística (INE), uma vez que no último mês em que foram conhecidos dados, o desemprego desceu em Portugal. «Tivemos a oposição durante um mês a dizer que o desemprego tinha subido em Portugal», acrescentando que não entra «nas guerras de números, é uma questão de respeito por quem ainda está numa situação de desemprego».