2015-10-15 às 10:57

CENÁRIO EVENTUAL DE SECA ESTÁ AFASTADO

No âmbito do acompanhamento que o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia faz da situação de seca meteorológica do País, teve lugar uma reunião entre o Ministro Jorge Moreira da Silva, o Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos, a direção da Agência Portuguesa do Ambiente e os diretores regionais das Administrações de Região Hidrográfica, na qual foi feito o balanço do ano hidrológico 2014/2015, que terminou no passado dia 30 de setembro.

A análise efetuada afasta a situação de seca hidrológica, uma vez que as bacias hidrográficas nacionais já revelam sinais de recuperação da situação de seca meteorológica.

De acordo com o estabelecido no Sistema de Vigilância e Alerta de Secas e no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca, no final de setembro continuava a verificar-se a ausência de seca hidrológica, como também se registou um aumento do volume de água armazenado nas bacias do Lima, Cávado e Ave.

De acordo ainda com os dados disponíveis, das 60 albufeiras monitorizadas, sete apresentam disponibilidades hídricas acima de 80% do volume total e apenas 12 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total. No entanto, nenhuma destas albufeiras se encontra em situação que justifique a declaração de seca.

Por outro lado, os armazenamentos de setembro de 2015 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de setembro 1990/1991 a 2013/2014, exceto nas bacias do Lima, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana, que estão ligeiramente abaixo da média.

Como resultado da reunião, foi ainda convocada uma reunião ordinária da Comissão de Gestão de Albufeiras para, nos termos da legislação em vigor, discutir e aprovar programas de exploração de albufeiras, em preparação do novo ano hidrológico, que teve início no dia 1 de outubro.

Tags: seca, água