«Um relatório da OCDE divulgado hoje tem uma surpresa muito positiva, pois o programa Aproximar é dado como um exemplo de sucesso e reforma estrutural profunda», afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, no encerramento do fórum da modernização administrativa local, na Figueira da Foz.
Sublinhando o papel das autarquias neste processo, o Ministro acrescentou: «Se o programa Aproximar é viável, é porque tem a colaboração da Administração Local».
«Este Programa levou à reformulação das Lojas do Cidadão e à criação de uma rede deEspaços do Cidadão», lembrou Miguel Poiares Maduro, referindo que, «atualmente, mais de 800 Espaços do Cidadão estão já contratualizados em todo o País, contabilizando mais de 160 serviços de 15 entidades da Administração Pública ao dispor dos cidadãos».
O Ministro realçou ainda que «a reorganização do atendimento dos serviços do Estado resultou num novo modelo de racionalidade e eficiência, com ainda mais proximidade para as pessoas, evitando que - para acederem a certos serviços - tenham de se deslocar à sede do concelho».
«Os municípios portugueses irão medir, cada vez mais, o seu sucesso, não pelo que fazem diretamente, mas por aquilo que conseguem que outros façam», afirmou ainda Miguel Poiares Maduro, exemplificando com a «atração de investimento e redução de custos para as empresas instaladas nos territórios municipais».
E concluiu: «É fundamental que as autarquias façam um esforço de modernização administrativa, e este fórum e a partilha de boas práticas confirma que isto está a ser feito».