O novo portal do Alto Comissariado para as Migrações, que reúne informação e presta apoio, quer a imigrantes em Portugal, quer a emigrantes portugueses que se encontrem expatriados e queiram regressar ao País, entrou em funcionamento através do endereço www.acm.gov.pt.
Da iniciativa do Alto-Comissariado para as Migrações, esta ferramenta eletrónica contou com a colaboração de vários Ministérios e de outras instituições públicas e privadas.
Através deste portal é possível consultar legislação de forma simplificada (em formato de perguntas e respostas) e é também disponibilizada uma linha de apoio ao migrante, com consultores disponíveis para atender cada caso.
Na página de entrada do portal, um motor de busca pelos temas mais procurados nesta área permite obter informação adicional sobre vistos e autorizações de residência, impostos e bolsas de emprego.
«Sou português. Como regressar a Portugal?», «Que tipos de autorização de residência existem?», «Fui vítima de discriminação. O que fazer?», «O que são as associações de imigrantes e o que fazem?», «Onde estão as principais comunidades de imigrantes em Portugal?» ou «Como posso aprender português?» são algumas das questões a que o portal responde.
Nesta primeira fase de funcionamento, o Portal está disponível em português e inglês.