«Em conjunto com o Ministério da Agricultura estamos a preparar um conjunto de iniciativas que ajudem à divulgação dos produtos do agroalimentar português, associando-os a toda a fileira da gastronomia», anunciou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional durante uma visita à Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. Miguel Poiares Maduro acrescentou que o objetivo é «vender a cultura gastronómica portuguesa como fator de turismo mas também como fator de potenciação do nosso setor agroalimentar e da agricultura».
A intenção do Governo é projetar os produtos portugueses «a nível internacional, levando ao mesmo tempo vários desses setores económicos: os produtores agrícolas, a indústria agroalimentar, os agentes do turismo, da restauração, os chefs», que «em conjunto podem ter uma capacidade ainda maior de vender e promover a distribuição dos diferentes produtos dessa área», disse o Ministro.
Miguel Poiares Maduro referiu ainda que é «agrupando, ganhando escala e massa crítica» que o País consegue ser mais eficaz na promoção internacional dos seus produtos, devendo os poderes públicos «apoiar cada vez mais a melhoria da qualidade, da produtividade e da internacionalização» dos produtos portugueses.
Frisando a capacidade de inovação e de internacionalização demonstrada pelos agricultores nacionais, o Ministro, afirmou que o Governo vai «continuar a apoiar esse processo», tendo deixado algumas sugestões práticas, entre as quais que a TAP passe a disponibilizar aos passageiros embalagens individuais de mel ou de frutas desidratadas, produtos que assim poderiam ter um novo mercado.
Aliás, «a inovação não é apenas ter produtos novos, ter uma marca diferente, ter embalagens mais atrativas», é também encontras «uma forma diferente de colocar os nossos produtos no mercado».