O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional afirmou que «é a Administração Pública que tem de se organizar em função do cidadão e não o cidadão que tem de se organizar em função da forma como a Administração Pública está estruturada e existe». Estas declarações foram proferidas por Miguel Poiares Maduro durante a apresentação a jornalistas da plataforma Mapa do Cidadão, que contém informações sobre a localização de serviços públicos.
A plataforma Mapa do Cidadão, disponível através da internet, de smartphone e de tablet, tem informação de localização dos serviços públicos, (lojas e espaços do Cidadão, esquadras da PSP, serviços de finanças, tribunais e, em breve, de estabelecimentos de ensino). A partir do início de julho permitirá também marcar uma senha de atendimento nas lojas e espaços do Cidadão e controlar o tempo de espera.
A aplicação já permite saber, no telemóvel, a localização do serviço mais próximo. Por exemplo, se quiser tirar o Cartão do Cidadão, pode consultar todos os espaços disponíveis na sua zona, e consultar os contactos e o horário de funcionamento, além de saber quantas pessoas estão à espera, que senha está a ser chamada, e quanto tempo esperou a última pessoa a ser atendida.
O Ministro afirmou que «é necessário uma Administração Pública mais integrada, quer entre os diferentes serviços públicos, quer entre a Administração Central e a Administração Local», acrescentando que esta plataforma é mais uma ferramenta para uma Administração «mais digitalizada e mais próxima» do cidadão.
A aplicação insere-se no desenvolvimento do Portal do Cidadão, tirando partido da existência de mais de quatro milhões de utilizadores de smartphones
«Esta aplicação do Mapa do Cidadão não traz nenhuma informação que seja nova. Estamos é a agregar a informação, que já existe, e a disponibilizá-la» através das novas formas de mobilidade permitidas pela internet, disse o Secretário de Estado para a Modernização Administrativa, Joaquim Pedro Cardoso da Costa.
Miguel Poiares Maduro referiu que a reorganização de toda a rede de serviços de atendimento no território, quer a parte física, quer a parte da mobilidade, «vai levar à integração progressiva dos serviços públicos em Lojas do Cidadão».
Quanto aos Espaços do Cidadão, «esta rede complementar, não tem apenas a vantagem adicional de trazer maior proximidade aos cidadãos, que estão em locais onde a Administração Pública nunca esteve, quer em espaços urbanos ao nível do bairro, quer em meios de baixa densidade», sublinhou o Ministro.
O desenvolvimento da plataforma Mapa do Cidadão, com um investimento de 50 mil euros, complementa o projeto-piloto do programa Aproximar, que envolve a generalidade dos municípios, e que visa a instalação de espaços e lojas do Cidadão por todo o País.
O Secretário de Estado notou que à medida que a rede for crescendo, a aplicação vai permitir ao cidadão saber em que locais estão disponíveis os diferentes serviços públicos e escolher o espaço (Câmara Municipal, Junta de Freguesia ou loja de CTT) e saber ainda em qual os tempos de espera são menores.
Num futuro próximo, a aplicação poderá integrar informação do Ministério da Saúde sobre os tempos de espera nas urgências das unidades de saúde, disse ainda o Secretário de Estado.
A aplicação está disponível para os sistemas operativos IOs, Adroid e Windows Phone e pode ser descarregada gratuitamente nas respectivas lojas, ou ser vista em www.mapadocidadao.pt.