2015-04-28 às 11:21

ESTADO POUPOU 147 MILHÕES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DESDE 2011

O Governo poupou 147 milhões de euros em tecnologias de informação na Administração Pública desde 2011 até ao presente, e espera chegar a cerca de 332 milhões de euros em 2016, segundo os resultados do Plano Global Estratégico de racionalização e redução de custos com as Tecnologias de Informação e Comunicação (PGETIC) na Administração Pública, criado em 2012.

O plano estimava que a poupança seria 119,2 milhões de euros até final de 2014, mas este número foi excedido, tendo a poupança ficado em  131,2 milhões; o restante para os 147 milhões foi poupado já este ano. Até ao final de 2014, o Estado poupou diretamente em tecnologias de informação e comunicação (TIC) cerca de 54 milhões de euros e na utilização racional decorrente das tecnologias de informação cerca de 77 milhões de euros.

Em 2015 e 2016, as poupanças totais deverão subir para 158 milhões de euros e 332 milhões de euros, respetivamente. O Governo conta poupar diretamente em TIC 89 milhões no primeiro ano e 143 milhões de euros no segundo, e em utilização racional decorrente das tecnologias de informação 69 milhões de euros e 189 milhões de euros respetivamente.

O Plano Global Estratégico de racionalização e redução de custos com as Tecnologias de Informação e Comunicação inclui 25 medidas de racionalização, sendo uma delas a de que despesas superiores a 10 mil euros necessitam de aprovação prévia.

A revisão dos contratos com as três principais empresas que vendem serviços informáticos à Administração Pública (Microsoft, Oracle e SAP) faz também parte das medidas, tendo já sido possível renegociar com a Microsoft, o que permitiu uma poupança de quase nove milhões de euros. O objetivo é aumentar o uso de software aberto.

Uma outra, é que todos os telefones fixos da Administração Central tenham um ponto de tráfego central, permitindo que comunicações fixas dentro do Estado sejam gratuitas. Para isto, o Governo está a preparar um diploma onde vai criar a obrigação de os operadores de telecomunicações disponibilizarem serviços de telefone fixo (VoIP), quando da renegociação dos contratos com o Estado.

A informação sobre as despesas e poupanças geradas com as TIC vai passar a estar disponível em www.tic.gov.pt.

Tags: tic, poupança, administração pública, comunicações
   

 

Close