O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, afirmou que os portugueses devem estar orgulhosos por terem conseguido «manter a dignidade, recuperando credibilidade internacional e autoridade» ao longo de todo o processo de ajustamento.
Miguel Poiares Maduro sublinhou que «a nossa dignidade foi valorizada pela forma como superámos a crise», e acrescentou que «a nossa dignidade só pode ter estado em risco quando tivemos de pedir auxílio internacional para pagar salários e pensões dos portugueses».
O Ministro proferiu estas declarações em Viseu durante a sessão de divulgação do Portugal 2020, tendo salientado que «devemos assumir as nossas responsabilidades» para que possamos «exigir aos outros aquilo que nos devem».
Miguel Poiares Maduro afirmou que «Portugal ultrapassou a mais grave crise da nossa história democrática e isso é um orgulho para todos os portugueses», reagindo às declarações do presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Junker.
«Portugal cumpriu com as suas responsabilidades, ganhou credibilidade» afirmou e, por isso, vai, «cada vez mais, poder também exigir uma Europa que esteja no futuro em condições de enfrentar melhor os desafios como aqueles que tem tido, que esteja em condições de promover processos de ajustamento mais equilibrados».
O Ministro enfatizou o esforço que o Pais fez: «reconquistámos a credibilidade que nos trouxe autoridade para hoje estarmos em condições de também podermos dizer à Europa: nós fizemos a nossa parte, é importante que a Europa vá melhorando para poder fazer também cada vez mais a sua».