A aplicação electrónica Mapa do Cidadão já permite tirar senhas para todos os serviços das 35 Lojas do Cidadão que existem no País, referiu o Ministro da Modernização Administrativa, Rui Medeiros, no final de uma visita à Agência para a Modernização Administrativa e à loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa.
A senha eletrónica permite que, por via de um dispositivo móvel, seja um smartphone ou um tablet, seja possível marcar o atendimento sem necessidade de deslocação à Loja do Cidadão, rentabilizando o tempo que antes era gasto em fila de espera no local. O Minstro assinalou a necessidade de tornar mais conhecido o Mapa do Cidadão, de forma a que possa ser aproveitado adequadamente pelas pessoas.
O Ministro e o Secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa, Gonçalo Matias, visitaram a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), que desenvolveu o Mapa do Cidadão, tendo conversado com as várias equipas que estão, neste momento, a trabalhar em projetos de melhoria da relação do Estado com cidadãos e empresas, e elogiado o trabalho da AMA e sublinhado a «dedicação imensa» do grupo de pessoas da Administração Pública que trabalha com o objetivo de modernizar a Administração.
No final das visitas, Rui Medeiros declarou que, havendo um Governo em funções e uma Administração Pública em ação, faz todo o sentido aprofundar o trabalho na área da modernização administrativa. A prova, afirmou, é que o Estado está «em condições de, até ao final do ano, abrir ao público 6 novas Lojas do Cidadão (Mafra, Sintra, Sardoal, Belmonte, Valongo e Santarém), havendo protocolos para abrir proximanente mais 10. Estamos longe ainda do objetivo de uma Loja do Cidadão por município, mas estamos no bom caminho».
O Ministro referiu também que vão ser abertos até final do ano «mais 101 Espaços do Cidadão, que visam que os serviços públicos estejam mais próximos dos cidadãos».