2015-11-23 às 08:04

UE DISCUTE INTEGRAÇÃO DOS IMIGRANTES NOS SISTEMAS EDUCATIVAS EUROPEUS

A Ministra da Educação e Ciência, Margarida Mano, participa  na reunião do Conselho de Ministros da Educação da União Europeia, que se realiza em Bruxelas, sob égide da Presidência luxemburguesa e tem como temas fundamentais em debate a questão da imigração e da integração dos migrantes nos sistemas educativas europeus.

Em respeito para com as vítimas dos recentes acontecimentos em França e para sublinhar o importante papel da educação na prevenção de tais crimes, pretende-se que os Ministros exprimam os seus pontos de vista relativamente às ações previstas na Declaração de Paris emanada da Reunião Informal dos Ministros da Educação da UE, ocorrida em 17 de março de 2015, e que contou com a participação de uma grande maioria dos Estados-membros, incluindo Portugal.

Esta Declaração chama a atenção para a necessidade de a educação contribuir para a promoção da educação para a cidadania, dos valores comuns da liberdade, da tolerância e da não-discriminação.

No decorrer da reunião serão adotados o relatório conjunto de 2015 do Conselho e da Comissão sobre a execução do quadro renovado para a cooperação europeia no domínio da juventude (2010­‑2018) e o Projeto de conclusões do Conselho sobre a redução do abandono escolar precoce e a promoção do sucesso escolar. Antes da sessão formal terá lugar um almoço de trabalho subordinado ao tema «Promoção da aprendizagem das línguas e da inclusão por intermédio de uma educação e cuidados de primeira infância de qualidade.

Tags: educação, união europeia, imigração