2015-11-21 às 11:31

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA NAS ESCOLAS

A Direção-Geral da Educação (DGE) do Ministério da Educação e Ciência e a Ordem dos Psicólogos Portugueses assinam um protocolo de colaboração no âmbito da Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, que prevê a concepção de documentos e materiais de apoio, ações de formação, a realização de estudos de avaliação e de investigação e a organização de um encontro científico anual. A cerimónia decorre a 21 de novembro, pelas 17h00, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa.

O documento será assinado pelo Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, e pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Telmo Mourinho Baptista, no final do III Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, que decorre desde sexta-feira no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária, em Lisboa.

No âmbito do Programa Operacional Capital Humano (POCH), estão programados até 2020 cerca de 30 milhões de euros a aplicar pelo Ministério da Educação e Ciência na contratação, formação e aquisição de materiais no âmbito do trabalho dos psicólogos em contexto escolar, o que permitirá atingir o objetivo de um psicólogo por cada 1100 alunos.

Segundo o protocolo, a Ordem dos Psicólogos e a DGE irão colaborar na produção e identificação dos materiais de apoio a utilizar em contexto escolar, na realização de projetos e estudos, entre outras. A Ordem prestará ainda consultadoria e apoio no âmbito das ações de formação a realizar pela DGE, que passam a ser certificadas pela Ordem. A DGE, por exemplo, compromete-se a colaborar com a OPP na disponibilização de estágios de acesso à ordem.

Tags: educação