O Grupo de Trabalho da Volkswagen divulga o Relatório preliminar sobre a condução e prossecução dos trabalhos realizados até à data. Este documento resulta das diversas diligências levadas a cabo por cada uma das entidades que o compõem, na sequência das 3 reuniões conjuntas de 2 e 15 de outubro e de 5 de novembro.
O Relatório preliminar, em anexo, reúne toda a informação relevante, até ao presente momento, fazendo um enquadramento da situação, bem como a análise dos impactos daí decorrentes, nas várias vertentes envolvidas. Por conseguinte, trata-se de um documento de acompanhamento e monitorização do caso, dando a conhecer as diligências adotadas e, bem assim, as ações em curso noutros Estados-membros da UE.
Criado por despacho conjunto n.º 11428/2015, de 13 de outubro, dos Ministros das Finanças, da Economia e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, o Grupo de Trabalho tem como missão monitorizar e avaliar as linhas de atuação face aos impactos da crise da Volkswagen, assegurando o respeito pelo ambiente, pela fiscalidade, pelos direitos dos consumidores e pela proteção e salvaguarda dos interesses do Estado Português.
Chama-se a atenção para página 28 e seguintes do Relatório, que faculta toda a correspondência trocada pelos intervenientes do Grupo de Trabalho e entidades externas.