A Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania presidiu à inauguração da XVII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.
Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal e pela Diretora do Mosteiro, Teresa Morais apresentou cumprimentos aos participantes. A Mostra conta este ano com 28 participações nacionais e três presenças internacionais, desta vez oriundas de Espanha, Bélgica e França.
Teresa Morais visitou ainda a ala do mosteiro onde ficará instalada uma unidade hoteleira, projeto cujo desenvolvimento foi explicado pelo Subdiretor-Geral do Património Cultural. De acordo com a Ministra, a obra vai valorizar o património arquitectónico e a economia do concelho: «por um lado trata-se de um empreendimento turístico que atrairá, certamente, muitas pessoas à região, e por outro lado é um projeto que será acompanhado pela requalificação e restauro deste magnífico monumento», afirmou.
A 17.ª edição desta Mostra fica marcada pela maior projeção de video mapping numa única fachada a nível nacional, percorrendo os 200 metros da fachada do Mosteiro. O espetáculo de luz, som e imagem «Alcobaça - a luz do amor», constituiu um dos pontos altos das comemorações dos 25 anos da classificação do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça como Património Mundial da UNESCO.
A Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania congratulou-se com esta iniciativa, salientando o gesto de solidariedade para com as vítimas dos atentados de Paris, previsto para anteceder o espetáculo, através da projeção no monumento das cores da bandeira francesa.