2015-11-19 às 18:02

REUNIÃO DO GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DO PLANO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NAS FORÇAS DE SEGURANÇA

O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Virgílio Macedo, reuniu-se com representantes das Forças de Segurança (GNR e PSP) e com um representante do Ministério da Saúde, com competências na área da Saúde Mental, na primeira reunião do Grupo de Trabalho para a revisão do Plano de Prevenção do Suicídio nas Forças de Segurança, em cumprimento do despacho do Ministro da Administração Interna, de 13 de novembro, que define a criação deste instrumento.

Na reunião foi definida a metodologia, o plano de ação e o calendário a cumprir pelo Grupo de Trabalho. O vigente Plano de Prevenção do Suicídio, de 2007, será objeto de análise e escrutínio, a fim de ver reforçadas as políticas ativas de prevenção das práticas suicidas, bem como a sua justa adequação ao contexto atual.

No prazo de uma semana, as Forças de Segurança e o Ministério da Saúde, deverão apresentar uma primeira avaliação individual acerca do plano de prevenção em vigor, e propor à tutela medidas concretas a serem incluídas.

Paralelamente, o Ministério da Administração Interna, solicitará também o contributo, para a matéria em apreço, das Associações Sócio-profissionais e dos Sindicatos das Forças de Segurança.

Tags: forças de segurança, saúde