2013-08-30 às 15:37

RECUO DA TAXA DE DESEMPREGO MOSTRA QUE O PAÍS PODE CONSTRUIR UM CAMINHO DE ESPERANÇA PARA OS PORTUGUESES

O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho afirmou que o recuo da taxa de desemprego para os 16,5% mostra uma recuperação económica do País. Contudo, alertou, Portugal ainda tem um caminho complexo a percorrer, pelo que «não iremos precipitar-nos na análise dos dados do Eurostat». Estas declarações foram feitas na inauguração dos edifícios-sede do município e do centro de memória do Forte S. João de Deus, em Bragança

«Sabemos que foi o terceiro mês consecutivo em que o valor do desemprego baixou, o Eurostat fez também uma correção dos meses anteriores, o que significa que esta baixa é maior do que aquilo que parece», acrescentou. Assim, «o desemprego não terá sido tão elevado quanto foi divulgado nos últimos três meses. Agora, sabemos que ainda temos um caminho muito complexo à nossa frente, é natural que a taxa de desemprego não tenha um percurso linear sempre descendente», realçou o Primeiro-Ministro.

Pedro Passos Coelho referiu ainda que «o recuo da taxa de desemprego não é um resultado suficiente, mas mostra que o País tem a possibilidade de construir um caminho de recuperação da economia e de alguma esperança para os portugueses que têm feito tantos sacrifícios ao longo destes últimos dois anos».

E concluiu: «O que precisamos, nesta fase, é de proteger muito bem estes dados de recuperação económica que têm vindo a aparecer, reforçar a determinação de Portugal e do Governo em alcançar as nossas metas porque, visivelmente, isto favorece a visão do País e melhora a possibilidade de podermos regressar a mercado e termos mais financiamento para que a nossa economia possa crescer».

Tags: primeiro-ministro, economia, crescimento, desemprego