Primeiro-Ministro Pedro Passos Coelho na reunião com o Núcleo Empresarial da região de Bragança, Bragança, 1 junho 2013 (Foto: Walter Branco)
 
2013-06-01 às 16:37

PRIMEIRO-MINISTRO QUER QUE «TODOS POSSAM DISCUTIR E CONTRIBUIR» PARA A REFORMA DO ESTADO

«Gostaríamos que todos se preparassem para esta discussão e que depois tenhamos todos um espírito construtivo suficiente para perceber que o objetivo não é divergir, mas convergir na mudança deste sistema», afirmou o Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, referindo-se à reforma do Estado, que o Governo vai abrir à discussão pública este mês. Estas declarações foram feitas em Bragança, no segundo dia de uma visita à região de Trás-os-Montes.

Acrescentando que «não será feita, portanto, uma espécie de simulacro de discussão», o Primeiro-Ministro sublinhou que quer «uma discussão ampla», para que «todos possam discutir e contribuir para esta reforma grande que estamos a preparar».

Pedro Passos Coelho sublinhou que o Governo quer «alcançar o entendimento o mais alargado possível, mas não vamos ficar à espera que toda a gente esteja de acordo para poder andar para a frente». Assim, «não vamos andar 15 anos a fazer a discussão - isso é que não pode ser -, nem vamos andar um ano e meio ou dois anos a discutir, para depois - no fim - ficarmos como estávamos - isso também não pode ser».

O debate público sobre a reforma do Estado «não pode deixar de estar, pois, muito capitaneado pela própria Assembleia da República, onde todos os partidos com assento parlamentar chamarão todos os agentes a pronunciarem-se», concluiu.

No segundo dia de visita a Trás-os-Montes, o Primeiro-Ministro visitou a Câmara Municipal de Bragança e presidiu à assinatura do contrato da barragem de Veiguinhas (para abastecimento de água), seguindo-se uma reunião com o Núcleo Empresarial da Região de Bragança e uma visita ao Brigantia EcoPark, Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Tags: primeiro-ministro, reforma do Estado