7. REFORMA HOSPITALAR

Reforma Hospitalar

A reforma hospitalar garante hospitais mais eficientes, com uma gestão mais transparente e uma governação mais equilibrada. Num contexto de forte contenção orçamental, o Governo apostou em manter um Serviço Nacional de Saúde forte e que responda às necessidades dos Portugueses.

Esta reforma usa as tecnologias de informação como investimento e factor de sustentabilidade, reforçando assim o papel de cidadão, como utente e como escrutinador do sistema – por exemplo, com o desenvolvimento da Plataforma de Dados de Saúde e com a disponibilização aos utentes de uma nota informativa do custo suportado pelo SNS nos cuidados de saúde prestados.

Ainda no contexto desta reforma, reorganizámos a rede hospitalar, através de uma política de financiamento mais sustentável e uma expansão do acesso e maior integração dos cuidados de saúde. Por outro lado, desenvolvemos Planos Estratégicos para unidades hospitalares, um benchmarking Hospitalar e monitorização mensal de indicadores de desempenho.

Entre outras medidas resultantes desta melhor gestão, esta reforma também permitiu ao Governo alargar a isenção de taxas moderadoras a todos os menores de 18 anos, fazendo com que atualmente sejam mais de 6 milhões os portugueses isentos.