14. REFORMA DO ENSINO PROFISSIONAL

Reforma do Ensino Profissional

Houve uma aposta no ensino técnico e na formação profissional, no sentido de diversificar a oferta.

Foram criados os Centros para a Qualificação e Ensino Profissional para garantir informação, orientação e encaminhamento de jovens e de adultos que procurem uma formação escolar, profissional ou de dupla certificação e que queiram continuar os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências adquiridas ao longo da vida.

Reforçamos o ensino dual, mediante o aumento do empenho das empresas na formação e do reforço da formação em contexto de trabalho. Com estas medidas, pretendemos melhorar a empregabilidade dos nossos jovens e fomentar a atração do investimento estrangeiro.

Redirecionámos as ofertas formativas para áreas de formação consideradas prioritárias para a economia e criação de emprego.

Fortalecemos a Formação Profissional de caráter dual ao nível do ensino secundário, integrando a oferta do sector da Educação com a do Emprego, com um novo desenho curricular, maior carga horária da formação em contexto de trabalho e participação das empresas na formação.

Por fim, foram criados também novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, de dois anos, para complementar a oferta profissional.