«Portugal estará em 2015 com uma balança comercial positiva, exportamos mais do que importamos, e isso acontece pela terceira vez em 40 anos», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro no Fórum Económico realizado no âmbito da visita oficial a Portugal do Presidente da República do Senegal, Macky Sall. Paulo Portas acrescentou que «é o terceiro ano consecutivo em que temos balança comercial positiva, se esta tendência se mantiver».
«Nós estamos, como país, manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional. Estamos a exportar muito, estamos a exportar mais e, fazendo o balanço correto entre exportações de bens e de serviços, estamos com uma balança com uma tendência positiva», disse o Vice-Primeiro-Ministro.
Paulo Portas lembrou que as exportações portuguesas voltaram a crescer em julho (5,6% em relação ao mesmo mês de 2014 e 3,6% em relação a junho), pelo que, mantendo esta «tendência manifestamente positiva», o País voltará a bater recordes de exportações, tal como aconteceu nos anos anteriores.
Este crescimento das exportações «reflete um ambiente de maior confiança económica e uma capacidade exportadora das nossas empresas», disse o Vice-Primeiro-Ministro, acrescentando que «é extraordinário o contributo que o setor exportador está a dar para o crescimento económico e para a transformação da nossa economia».