Investimento tecnológico, 15 junho 2015
 
2015-06-15 às 15:45

PREVISTOS CERCA DE 200 MILHÕES DE EUROS DE NOVOS INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS

O Vice-Primeiro-Ministro afirmou que estão previstos cerca de 200 milhões de euros de investimentos tecnológicos durante a visita às empresas portuguesas presentes no Salão Internacional da Aeronáutica e do Espaço de Le Bourguet, em França. Paulo Portas referiu que três das empresas representadas no Salão estão a investir em Portugal: «a Embraer que vai fazer novos investimentos à volta de 150 milhões de euros nos centros que já tem no nosso País, a Mecachrome que tem uma candidatura na ordem das três dezenas de milhões de euros de investimento também em Portugal e a Altran que acaba de abrir em Lisboa o seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento que vai empregar mais 200 pessoas qualificadas nos próximos meses», num investimento de cerca de 20 milhões.

O Vice-Primeiro-Ministro acrescentou que estão presentes no salão, um dos mais importantes do mundo, «com bons stands e com bom marketing, 15 empresas de um setor que já agrega cerca de 70 empresas no nosso País. Este setor, que é o cluster aeronáutico, exporta mais de 500 milhões de euros por ano e emprega alguns milhares de pessoas», havendo «muitas pequenas e médias empresas que são altamente inovadoras com processos tecnológicos muito avançados e que prestam serviços a grandes companhias internacionais».

Paulo Portas referiu que «a economia portuguesa é também cada vez mais feita de novos setores que têm clusters fortes», e que a presença de 15 empresas portuguesas prova «a importância crescente que tem o cluster aeronáutico na nova economia portuguesa e no crescimento económico em Portugal».

O Salão Internacional da Aeronáutica e do Espaço decorre entre 15 e 21 de junho, contando com 2260 expositores oriundos de 47 países. Na representação portuguesa estão incluídas a Tekever, a OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal, a TAP Manutenção e Engenharia, e várias outras empresas agrupadas pela Associação Portuguesa para a Indústria Aeroespacial.

Paulo Portas visitou a feira acompanhado pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e pelo presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho.

Tags: economia, exportação, tecnologia, investimento, aeronáutica
   

 

Close