«É muito difícil crescer fortemente sobre um recorde absoluto, mas nos três primeiros meses do ano Portugal está a crescer em termos de turismo a dois dígitos», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro, recordando que «o ano de 2014 foi o melhor ano de sempre do turismo em Portugal». Paulo Portas fez esta à imprensa após a cerimónia dos 125 anos da fábrica de cimento Cimpor, em Vila Franca de Xira.
Referindo-se aos números divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística sobre a atividade turística - que mostraram um aumento homólogo de 11,5% nas dormidas e de 13% nos proveitos totais em março, depois de em fevereiro as dormidas terem crescido 11,2% e os proveitos totais 12,5% -, o Vice-Primeiro-Ministro afirmou que «este crescimento significa um contributo muito positivo nas exportações de serviços».
E «não é ocasional, nem é por acaso», pois «Portugal está hoje no GPS dos principais destinos do turismo e isso deve-se ao grande trabalho que o setor privado tem feito e ao investimento de uma estratégia de promoção totalmente diferente», acrescentou.
No seu discurso na cerimónia, Paulo Portas referira que o País está «numa rota ascendente de crescimento», que a confiança aumentou tanto nos consumidores como nos investidores, enquanto o desemprego se encontra num sentido descendente, embora ainda seja elevado.