Exportação, 14 abril 2015
 
2015-04-14 às 21:06

«QUANTO MAIS VENDEMOS LÁ FORA, MAIS FORTES SOMOS CÁ DENTRO»

«Quanto mais vendemos lá fora, mais fortes somos cá dentro», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, no final de uma visita à Feira de Milão, em Itália, onde cumprimentou os 42 empresários portugueses presentes naquela que é a maior mostra de mobiliário da Europa.

O Vice-Primeiro-Ministro sublinhou ainda «o comportamento das exportações do País para a China, a Arábia Saudita e os Estados Unidos, que têm crescido a três dígitos», um valor acima das expectativas projetadas pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.

No setor do mobiliário e colchoaria, o valor das exportações entre janeiro e dezembro de 2014 aumentou 13% em termos acumulados homólogos, totalizando 1,388 mil milhões de euros.

A França é o principal mercado de destino destes bens, com 361 milhões de euros em vendas, tendo crescido 2% face a igual período de 2013 e representando 26% do total de exportações. Em segundo lugar está a Espanha, com um volume de vendas de 360 milhões de euros, tendo crescido 11% em termos homólogos. Angola ocupa a terceira posição da tabela, com uma quota de 10% das exportações, embora com um decréscimo homólogo de 1%.

De realçar ainda o Reino Unido, que registou um crescimento homólogo de 151%, estando em 5.º lugar na lista das exportações portuguesas neste setor, com um volume de vendas que ronda os 74 milhões de euros.

Tags: exportação, indústria
   

 

Close