«Portugal abriu, em mais de 70 países, mercados viáveis e certificados para mais de 120 produtos e marcas portuguesas, e isto significa gerar alternativas quando há mercados que entram em crise e gerar potencial de desenvolvimento para a internacionalização das nossas empresas», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro durante a sua vista à maior feira mundial de frutos, legumes e flores, em Berlim.
Portugal está representado por cerca de 50 empresas do ramo agrícola, tendo a sua presença sido organizada pela Portugal Fresh, a associação nacional para a promoção das frutas, legumes e flores, na Fruit Logística, que deverá receber este ano mais 65 mil visitantes profissionais de 140 países. Portugal é país parceiro da feira, tendo o Governo apoiado a candidatura a esta posição.
O Vice-Primeiro-Ministro, que visitou a feira acompanhado pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, realçou a «capacidade de organização das empresas» do setor, e a importância da sua internacionalização para a economia nacional: «Entre 2010 e 2013 as exportações de frutas, legumes e flores portuguesas cresceram 28%», disse, acrescentando que até novembro de 2014, comparando com o período homólogo do ano anterior as exportações «cresceram mais de 10% e já passaram os 1000 milhões de euros».
A produção de frutas e legumes representa anualmente 2500 milhões de euros, dos quais 1100 milhões de euros foram obtidos em 2014 na exportação, segundo dados provisórios. Este quantitativo de exportações, significa um aumento de 10% face a 2013 (998 milhões de euros) e cerca de 45% face a 2010 (780 milhões de euros).