«O turismo é o tesouro da economia portuguesa e nós provavelmente ultrapassaremos em 2014 os 15 milhões de turistas, o que significa que o número de pessoas que nos visita será igual ou superior à totalidade dos portugueses que cá vivem mais aqueles que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo», afirmou o Vice-Primeiro-Ministro Paulo Portas na inauguração de nova Loja Interativa de Turismo de Vale de Cambra.
O Vice-Primeiro-Ministro disse acreditar que «2014 vai ser o melhor ano de sempre do turismo», superando 2013, que já tinha sido o melhor ano turístico de que há registo em Portugal. «Ao fim de nove meses com contas fechadas, já estamos cerca de 10% acima do ano passado em número de visitas e também cerca de 10% acima em rentabilidade das empresas do sector».
Paulo Portas sublinhou a recuperação económica referindo que as exportações de bens tiveram «um crescimento mais moderado» devido à volatilidade externa, desempenho que foi compensado pelas exportações de serviços, cujo pilar foi o turismo.
O Vice-Primeiro-Ministro afirmou também que, «em dois anos, o desemprego caiu para cerca de 13%», depois de ter atingido o valor máximo de 17,7%, o que «não aconteceu no resto da Europa».
Referindo-se à «discussão interessante» sobre a influência que a política de estágios tem no decréscimo do desemprego jovem, Paulo Portas sublinhou que «70% desses jovens encontraram um posto de trabalho, seja na empresa que lhes deu aquela oportunidade de estágio, seja no sector» onde fizeram o estágio, o que significa que quando os «jovens têm uma oportunidade, a agarram».
O Vice-Primeiro-Ministro elogiou também os encantos de Vale de Cambra enquanto concelho cuja forte vocação agrícola, industrial e exportadora coexiste com recursos turísticos paisagísticos e gastronómicos de grande potencial.