2015-10-16 às 18:05

GOVERNO ASSINA ACORDO COM SONAE PARA PROMOVER A IGUALDADE DE GÉNERO NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, representou o Governo na assinatura do acordo de compromisso com a Sonae SGPS no âmbito da promoção de um maior equilíbrio na representação de mulheres e de homens nos Conselhos de Administração das empresas cotadas em Bolsa, na sede da empresa, na Maia.

A Sonae torna-se, assim, a décima quarta empresa cotada a subscrever este compromisso que foi celebrado igualmente pelo BCP, Banif, CTT, EDP, EDP Renováveis, Galp, Glintt, Impresa, Lisgráfica, Luz Saúde, Media Capital, Pharol e REN no passado dia 30 de junho.

Este Acordo, inédito em Portugal, decorre da Resolução de Conselho de Ministros n.º 11-A de 2015, aprovada em 6 de março, determinando por parte das empresas a vinculação a um objetivo de representação de 30% do sexo sub-representado até final de 2018.

Apesar da atual composição do Conselho de Administração da Sonae cumprir o objetivo da Resolução, a empresa, presidida por Paulo Azevedo, compromete-se agora a «continuar diligentemente a trabalhar para desenvolver quadros e identificar membros externos do género sub-representado para que os seus acionistas possam manter no futuro esse nível de representação de 30%».

Nesta sessão, a Secretária de Estado congratulou-se com a assinatura deste acordo, salientando a importância do exemplo demonstrado por uma grande empresa como a Sonae no reconhecimento da relevância da promoção da igualdade na decisão económica e felicitando a sua administração pelas boas práticas que desenvolve nesta área.

Tags: igualdade, empresas