Natalidade, 16 março 2915
 
2015-03-16 às 18:56

«RECUPERAÇÃO DA NATALIDADE É UMA CAUSA NACIONAL»

O Ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares afirmou que a «recuperação da natalidade é uma causa nacional», no encerramento do seminário «A crise da natalidade e o futuro do país: temos respostas?», em Viseu. Luís Marques Guedes  acrescentou que «a natalidade é uma causa porque é um problema nacional, sendo esperado que todos façamos um esforço, que todos tenhamos a coragem de procurar uma base de trabalhos comuns que permita uma estratégia sustentada acima das mudanças no exercício do poder politico».

O Ministro sublinhou que a acentuada queda de natalidade está a provocar um desequilíbrio social e económico que «hipoteca gravemente o futuro coletivo», acrescentando que é de extrema importância que toda a sociedade tenha consciência deste problema, porque «o futuro depende da nossa coragem para nos reformarmos enquanto sociedade, que acarinhe, que incentive e que saiba remover os obstáculos ao nascimento de mais crianças».

Marques Guedes salientou que caso nada se faça «caminhamos para um encolhimento da nação portuguesa em cerca de um terço até 2050». Este cenário «comporta uma consequência óbvia: no curto/médio prazo estamos confrontados com a insustentabilidade do Estado Social, como o conhecemos e, se nada fizermos, potenciaremos mesmo um dramático conflito entre gerações».

O Ministro referiu que o relatório «Por um Portugal amigo das crianças, das famílias e da natalidade» 2015-2035, elaborado por Joaquim Azevedo, «é um estudo independente, com propostas concretas e abrangentes sobre o problema da natalidade», tratando-se de um contributo de enorme valia, «não apenas por fazer propostas de grande utilidade para qualquer Governo, mas também por se tratar de um documento a que ninguém pode ficar indiferente e que aponta de forma séria e sustentada os caminhos a seguir nas políticas de natalidade».

Tags: natalidade, Estado social