«O aspeto mais importante deste ano é confirmar que houve
trabalho e que existe uma marca do programa Portugal Sou Eu, com
cerca de 850 empresas registadas e 1400 produtos portugueses com o
símbolo desta marca», afirmou o Secretário de Estado Adjunto e da
Economia, Leonardo Mathias, no final da reunião do conselho
estratégico do Programa, no Ministério da Economia.
Na apresentação dos embaixadores do Portugal Sou Eu, que irão
«conferir ao Programa maior visibilidade», o Secretário de Estado
sublinhou que é preciso aumentar a oferta e o volume de produtos
das empresas: «O Governo quer redobrar e reforçar o Programa, não
só este ano, mas para além desta legislatura, ainda que numa lógica
de abertura à sociedade civil».
Assim, «é objetivo do Programa congregar mais empresas, não só
do setor agroalimentar, mas também de outros setores que se
identifiquem a marca Portugal Sou Eu, nomeadamente, da área dos
serviços», referiu Leonardo Mathias.
«O programa Portugal Sou Eu tem como ideia motora lembrar e
conciliar vontades entre o consumidor, que faz uma escolha
informada e criteriosa dos produtos de qualidade e,
simultaneamente, ajudar as empresas a evoluir e a dinamizarem a sua
atividade», explicou o Secretário de Estado.
Leonardo Mathias realçou também que «o convite feito aos
embaixadores foi no sentido de uma inovação, com o propósito de
levar a sociedade civil portuguesa a participar na iniciativa, até
porque a marca Portugal Sou Eu somos todos nós».
O Secretário de Estado lembrou ainda a importância para as
empresas de que se reveste o protocolo assinado com a Agência para
o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para «a
promoção conjunta em eventos internacionais», como já aconteceu na
semana passada, numa feita de produtos agroalimentares em Moscovo,
na Rússia, onde esteve a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção
Cristas.
Em 2013, o Programa teve um acréscimo de 800 milhões de euros na
balança de transações.