Foi publicado em Diário da República o regulamento do concurso para seleção de médicos clínicos doutorados que se candidatem ao Programa Investigador Médico FCT.
O programa Investigador Médico FCT envolve um financiamento público de 15,5 milhões de euros através da FCT e do Infarmed, e é uma das quatro componentes do Programa Integrado de Promoção da Excelência em Investigação Médica, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 18/2015, de 7 de abril, uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Educação e Ciência e da Saúde.
O programa Investigador Médico FCT tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação orientados para a clínica, de muito elevada qualidade, por médicos especialistas doutorados, tendo em vista o desenvolvimento de uma nova geração de investigadores clínicos de alto nível com potencial para transformar o panorama científico nacional numa área estratégica para o País.
As condições específicas aplicáveis aos médicos do Sistema Nacional de Saúde (SNS) que sejam selecionados para o Programa Integrado de Promoção de Excelência em Investigação Médica estão definidas no Decreto-Lei n.º 208/2015, de 24 de setembro, do Ministério da Saúde.
A investigação médica, particularmente a de índole clínica, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e inovação na saúde, contribuindo, de forma estratégica, para a melhoria da saúde das populações e do desempenho das unidades de saúde, no domínio da qualidade dos cuidados de saúde prestados, no domínio educacional e científico e no domínio económico.
Portugal apresenta ainda uma produção aquém do desejável na área da investigação médica orientada para a clínica, a qual não tem acompanhado o ritmo de crescimento de áreas científicas afins, nomeadamente no que respeita à utilização e aplicação dos conhecimentos por estas produzidos.
Podem ser candidatos ao Programa Investigador Médico FCT os médicos doutorados integrados nas carreiras médicas dos estabelecimentos e serviços do SNS e detentores de um currículo científico e profissional que ateste capacidade científica adequada ao perfil a que concorrem.
São instituições de acolhimento as instituições do SNS, à qual o candidato se encontre vinculado, desde que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica.