2015-10-06 às 21:34

MAIS DE 200 ALUNOS INICIAM ESTE ANO LETIVO A APRENDIZAGEM DO MANDARIM

Mais de 200 alunos iniciam este ano letivo a aprendizagem do Mandarim, no âmbito do projeto-piloto desenvolvido pelo Ministério da Educação e Ciência, em colaboração com o Hanban – Instituto Confúcio da República Popular da China, em 11 escolas secundárias públicas. O projeto poderá ser alargado no ano letivo de 2016/2017 a mais agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

Tendo em conta as matrículas efetuadas, foram constituídas 14 turmas, abrangendo um total de 230 alunos do 10.º ano de escolaridade de Cursos Científico-Humanísticos do ensino secundário. Foram cedidos graciosamente pelo Hanban 10 professores chineses.

As orientações curriculares para o ensino do Mandarim, preparadas por um grupo de peritos coordenado pela Direção-Geral da Educação (DGE) e que integrou representantes indicados pelas Instituições de Ensino Superior e outros parceiros neste projeto, estão já disponíveis no portal da DGE (www.dge.mec.pt).

Durante este ano letivo o projeto será acompanhado e monitorizado por um grupo de trabalho que integrará elementos da DGE, da Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), das escolas, das Instituições de Ensino Superior envolvidas e que deverá elaborar um relatório sobre o seu funcionamento e, no fim do ano escolar 2016/2017, um relatório final de avaliação.

O Ministério da Educação e Ciência assinou em julho um protocolo de cooperação com o Hanban – Instituto Confúcio da República Popular da China, que definiu os termos da colaboração entre o MEC e o Hanban, nomeadamente a cedência graciosa de professores chineses, a sua colocação nas escolas portuguesas e a colaboração das instituições de ensino superior para o acompanhamento desses docentes, em coordenação com as direções escolares.

Este protocolo surge na continuidade do Programa Executivo de Cooperação que os Governos de Portugal e da China tinham assinado em maio do ano passado, em Pequim, com vista a uma maior colaboração nos domínios da língua, da educação e da cultura, entre outros. Na ocasião, o Ministro da Educação e Ciência, Professor Nuno Crato, que integrava a comitiva do Presidente da República, estudou a possibilidade de o Mandarim ser introduzido em algumas escolas, iniciando contactos com a Presidente do Hanban, Professora Xu Lin, tendo em conta a crescente procura que o Mandarim tem registado no nosso país.

 

A lista final das 11 escolas secundárias é a seguinte:

Escola Secundária Dra. Laura Ayres, Loulé

Escola Secundária Soares de Basto, Oliveira de Azeméis

Escola Secundária Oliveira Júnior, São João da Madeira

Escola Secundária D. Duarte, Coimbra

Escola Secundária José Estevão, Aveiro

Escola Secundária D. Sancho I, Elvas

Escola Secundária D. Pedro V, Lisboa

Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, Vila Franca de Xira

Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, Almada

Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos

Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, Marinha Grande

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