A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) procedeu à emissão de ordem de pagamento das 4518 bolsas de estudo de estudantes de Ensino Superior deferidas até ao dia de ontem.
Cumprindo com o acordado com as associações académicas e de estudantes de se fixar um calendário mensal para pagamento das referidas bolsas, a DGES propôs-se pagar no dia 25 todas as bolsas com decisão favorável. Desta informação já foram notificados os próprios estudantes bolseiros, bem como as federações e associações académicas e de estudantes.
O calendário de pagamento de bolsas agora adotado, estipula um dia fixo para o pagamento das referidas bolsas, sendo que na data definida são pagas as bolsas deferidas até ao dia 10 de cada mês. Excecionalmente este mês, e por ser mês de arranque de ano letivo, foram pagas hoje, dia 25, todas as bolsas deferidas até às 13h00 de ontem, dia 24.
Os requerimentos entregues e bolsas deferidas por instituição até esta data podem ser consultados em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas/EstatisticaBolsas/InfoEst1516.htm.
O Ministério da Educação e Ciência reconhece neste apoio social aos estudantes do Ensino Superior uma alavanca para o sucesso de muitos e lembra que, reconhecendo isso, conseguiu, nos últimos quatro anos:
- Aumentar gradualmente o número de bolsas atribuídas cada ano, aumentar em cerca de 90 euros, do valor da bolsa média;
- Aumentar o limiar de elegibilidade em cerca de 840 euros, aumentando desta forma o universo de candidatos com bolsa de estudo
- Reduzir em 76 dias o tempo médio de decisão para a atribuição de bolsas.
A estes factos, acresce agora a calendarização do pagamento destas prestações diretas.
O Ministério da Educação e Ciência reconhece estes aspetos como decisivos, na altura em que o número de candidatos ao ensino superior aumentou, o que espelha o reconhecimento dos estudantes e famílias pelo valor da aposta numa formação superior.